Dedetizadora Ilha | Saiba mais sobre os Cupins - Dedetizadora Ilha do Governador

Dedetizadora Ilha do Governador

Dedetização na Ilha do Governador

(21) 2467-8509 / 3393-5785 / 98330-6755
ddtilha@uol.com.br
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Dedetizadora Ilha | Saiba mais sobre os Cupins

CUPINS

O cupim é um inseto predador que se alimenta basicamente de estruturas ricas em celulose, encontrada em madeira, papel, telas, tecidos, gesso e alvenaria.
Existem cerca de 2.200 espécies catalogadas de cupins, sendo que destas, 500 habitam o Brasil. Desse total, três tem importância em particular à economia da humanidade: Cupim de solo ou subterrâneo, cupim de madeira seca e cupim de pântano.
Esses insetos vivem em colônias (cupinzeiros) e, a exemplo das abelhas e das formigas, são socialmente organizados: reis, rainhas, soldados e operários.

Na primavera e no outono ocorrem as revoadas que dão lugar a novos cupinzeiros. Após voarem os siriris ou aleluias, saem em revoadas, para acasalar, caem ao solo, se livram das asas, e aos pares, procuram locais apropriados para o acasalamento e a implantação de novos cupinzeiros.
Toda madeira está sujeita ao ataque de insetos xilófagos (insetos deterioradores de madeira) desde o corte da árvore até o seu uso final como móveis, batentes, portas, telhados, etc.
Devido ao aumento das áreas urbanas, e a adaptação de algumas espécies de cupins de solo a esses locais, está ocorrendo um aumento significativo dos estragos e prejuízos que esses insetos vem causando à população.
Pode-se até inferir que, será uma das principais pragas urbanas do final do milênio.

Cupim de solo
Os maiores prejuízos em árvores e edificações são causados pelos cupins subterrâneos, que podem instalar seus ninhos em qualquer ponto da estrutura do imóvel. Com grande capacidade de deslocamento, os cupins de solo são também os de combate mais difícil.
Os componentes mais atacados por cupins de solo, em edificações, são as guarnições, rodapés, forros, armários embutidos, e etc, ou seja de preferência elementos de madeira que mantenha contato com a alvenaria. Atacam também, outros materiais celulósicos, como papel, papelão, livros e alguns tipos de tecidos.

Ainda que não se alimentem de concreto, nem de plástico, os cupins subterrâneos desgastam esses materiais para ter acesso à madeira e derivados.Costumam usar conduítes, tomadas hidráulicas ou elétricas, vãos em pisos e paredes como caminhos naturais que facilitam a construção de túneis, necessários à sua subsistência, conseguindo, com isso estender o alcance de seu ataque à edificação.
Uma colônia de cupim subterrâneo, é uma sociedade bem organizada em castas de indivíduos: Rei, Rainha, Operários, Soldados etc. Cada um com funções bem definidas. Os operários cuidam dos trabalhos gerais da colônia, constróem a madeira. Os soldados, com suas poderosas mandíbulas, defendem a colônia contra outros insetos, inimigos naturais dos cupins, como por exemplo, as formigas.
Cupim de Madeira Seca

Os cupins de madeira seca também se alimentam de madeira ou material celulósico, mas suas colônias são menores, com ninhos instalados na própria madeira de que irão se alimentar. Os móveis de compensado ou de madeiras de baixa resistência São os mais facilmente atacados pelos cupins de madeira seca.


Estratégias específicas para cada tipo de infestação

O controle de cupins de madeira seca e de brocas de madeira e relativamente simples desde que diagnosticados a tempo. Já o sucesso de um serviço do controle de cupins de solo depende de um completo levantamento da magnitude da infestação, da espécie presente e da arquitetura do imóvel infestado, para que se possa estabelecer uma estratégia de intervenção adequada. A melhor estratégia para os clientes que se localizam em áreas de alta infestação é a prevenção.


Tratamento preventivo

Devido aos estragos que os cupins de solo estão causando às edificações, arquitetos, engenheiros e construtores estão optando pela realização de tratamentos preventivos durante o período de construção ou reforma do imóvel. Trata-se de uma intervenção programada em momento oportuno, prevenindo os danos causados pelos cupins nos elementos de madeira, sem a necessidade de substituição com os prejuízos decorrentes e, principalmente dispensando as furações nos pisos e paredes, que tanto prejudicam a estética de acabamento nobres.


Ciclo do cupim

(21) 2467-8509
3393-5785 / 98330-6755
ddtilha@uol.com.br
EXTERMINAMOS
COM TÉCNICA
SEM CHEIRO
© Dedetizadora Ilha - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal