Dedetizadora Ilha | Saiba mais sobre as Formigas - Dedetizadora Ilha do Governador

Dedetizadora Ilha do Governador

Dedetização na Ilha do Governador

(21) 2467-8509 / 3393-5785 / 98330-6755
ddtilha@uol.com.br
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Dedetizadora Ilha | Saiba mais sobre as Formigas

FORMIGAS


As formigas atuais e conhecidas até 1993 compreendem 16 subfamílias com 51 tribos, 296 gêneros e 9.536 espécies, além de 408 fósseis. Estima-se que existam cerca de 18.000 espécies de formigas em todo o mundo. No Brasil, já estão catalogadas mais de 2.000 espécies.

Todas as formigas são sociais e ocorrem, praticamente, em todos os ambientes terrestres, exceto nos pólos. Como qualquer ambiente natural, os sistemas artificiais, entre eles os centros urbanos, podem ser colonizados e explorados por várias espécies de formiga. Do total existente, cerca de 1% das espécies pode ser considerada praga por causar conflito com os interesses do homem e menos de 50 espécies estão adaptadas ao ambiente urbano. Como salientado, as formigas pertencem ao grupo de insetos sociais, juntamente com todos os cupins e parte de abelhas e vespas, portanto, vivem em colônias.

A presença de formigas em residências, apesar de causar bastante incômodo, não é considerada, um perigo à saúde, a menos que os moradores sejam alérgicos à sua saliva ou ao veneno daquelas formigas que apresentam ferrão. Nos prédios elas podem invadir e causar danos a equipamentos eletro-eletrônicos, tais como: aparelhos de som, televisores, máquinas de lavar roupa, videocassetes, telefones e fiação elétrica. Elas podem causar problemas mais sérios quando ocorrem em fábricas de alimento, escritórios, instituições de pesquisa, cabines de eletricidade e centrais telefônicas. Podem também afetar diretamente a saúde pública quando a infestação se dá em hospitais, por poderem transportar microorganismos patogênicos, atuando como vetores mecânicos.

A identificação é a chave para o controle, o conhecimento da biologia de cada espécie é importante, pois cada espécie tem uma técnica de controle diferente. O segmento entre o tórax e o o abdômen é chamando PEDICELO. O pedicelo possui um ou dois segmentos chamados "nós". As formigas podem ser divididas em dois grupos : com um, ou dois "nós".

Formiga Faraó (Monomorium pharaonis)

Os adultos são amarelos e pequenos. Possuem dois nós no pedicelo, a antena possui 12 segmentos e um grupo de três segmentos maiores a ponta. As colônias possuem um número muito grande de operárias, e possuem centenas de fêmeas reprodutivas em cada colônia. As novas colônias são formadas facilmente, necessitando somente de uma fêmea fértil e algumas operárias, bastando para isso migrarem para fundar uma nova colônia. Deve-se tomar cuidado quanto encontradas em hospitais, pois já foram detectadas pelo menos 12 bactérias patogênias em seus corpos. Estão normalmente localizadas em locais de difícil acesso como vãos de paredes, atrás de armários, em forros, etc. Atacam uma variedade muito grande de alimentos, variando de sucos de frutas a carnes e insetos mortos.


Formiga do Fogo (Solenopsis spp)

Comumente chamadas de lava-pé. Possuem dois nós no pedicelo e um ferrão no abdômen. A antena possui somente 10 segmentos e no final um grupo com dois segmentos maiores. Formam ninhos em montículos de terra que são circulares, e se localizam normalmente em áreas externas como embaixo de pedras ou cobrindo objetos.
Cada colônia possui o seu território próprio, e podem ser atraídas por equipamentos eletrônicos causando sérios problemas. Essa espécie se alimenta de quase tudo, seja planta ou animal, tendo preferência por alimentos com proteínas.



Formiga Carpinteira (Camponotus spp)

Possuem somente um nó no pedicelo. Seu toráx quando visto de lado é uniformemente arredondado. Esta espécie de formiga possui colônias de tamanho moderado, possuindo em média três mil operárias. Podem construir ninhos satélites ligados a um ninho maior no solo. Normalmente atacam madeiras que foram afetadas por fungos, ou madeiras mortas de árvores, apesar de não comerem a madeira. Dentro da casa, normalmente se alimentam de doces, ovos, carnes, bolos, etc. As operários percorrem distâncias que atingem até 90 metros do ninho em busca de alimentos, sendo que podem penetrar por portas, janelas, vasos, etc.



Formiga Argentina (Iridomym ex humilis)

Possuem somente um nó no pedicelo e um tórax desuniforme. A cor varia de claro a um marrom escuro. Antena com 12 segmentos, sem segmentos maiores.
Normalmente a colônia está localizada próxima a fonte de alimento (açúcar e doces) e água., como pias, canos, potes de plantas, etc. Possuem muitas rainhas e muitas vezes são agressivas, eliminando outras espécies de formigas do local.




Formiga Maluca (Paratrechina s.p)

Possuem somente um nó, pernas e antenas extremamente longas em comparação com o corpo. As antenas possuem 12 segmentos, sendo o primeiro segmento grande. A cor varia de um marrom escuro para um preto.
São conhecidas por este nome por serem muito rápidas na sua movimentação. As colônias normalmente são pequenas, compostas de 2.000 operárias e de 8 a 40 rainhas. São conhecidas por abandonar o local do ninho e mudar para outro.



(21) 2467-8509
3393-5785 / 98330-6755
ddtilha@uol.com.br
EXTERMINAMOS
COM TÉCNICA
SEM CHEIRO
© Dedetizadora Ilha - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal